brais oss em divinópolis!!!

Brais Oss

Salve seu casamento

6 atributos de liderança que sua família pode aprender com Moisés

moises-bebe

Através do estudo de Moisés e sua história, sua família pode aprender sobre liderar com justiça. Moisés exemplifica seis atributos de liderança que irão beneficiar você e sua família.
Como autor dos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, Moisés é figura proeminente dentro do cânon dos profetas do Antigo Testamento. O final do livro do Deuteronômio registra: "E nunca mais se levantou um profeta em Israel como Moisés, a quem o Senhor conhecesse face a face." (Deuteronômio 34,10) A história de sua vida desde o seu nascimento e adoção e através de sua liderança do povo de Israel para a Terra Prometida fascina crianças e adultos, como é evidenciado pela popularidade do filme épico, os Dez Mandamentos.
Esta figura importante na história do povo de Deus deve ser estudada e ensinada no seio da família. Seguir o exemplo de Moisés como um líder emulando os traços de caráter que ele desenvolveu e demonstrou pode ajudar cada membro de sua família a se tornar um melhor discípulo de Cristo.

1. Reconhecendo a mão de Deus em nossas vidas
No segundo capítulo do Êxodo, Moisés registra como sua mãe lhe deu à luz, escondeu-o e, em seguida, colocou-o em uma cesta e a fez flutuar rio abaixo. Ele então conta como foi encontrado pela filha do Faraó e criado por ela. Pode-se achar que tudo isso é coincidência, mas é importante reconhecer que de todas as pessoas que poderiam encontrá-lo, foi um membro da família real quem o fez. Só ela teria sido capaz de mantê-lo e criá-lo, sem que ninguém fizesse perguntas. Era o plano de Deus.

2. Quando Deus chama, precisamos ouvir
Em Êxodo 3, Moisés vê a sarça ardente e diz: "Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima." (Êxodo 3,3) Então, quando o Senhor o chama do arbusto, Moisés responde: "Eis-me aqui". Moisés não sabia o que fazia a sarça queimar, e ainda assim ele sentiu o impulso de ir em direção a ela, provavelmente compelido pelo Espírito do Senhor. E quando foi chamado, ele não disse, espere, eu preciso cuidar destas ovelhas antes, ele respondeu: "Eis-me aqui". Ele estava disposto a servir, sem saber em que isso implicaria. É a mesma resposta que outros profetas fiéis deram quando chamados.

3. Intransigente quanto ao que é esperado dele
Depois de cada praga, Faraó dizia que deixaria ir os hebreus com algumas condições - se a praga fosse retirada, se eles não fossem muito longe da terra do Egito, ou se os homens fossem apenas oferecer sacrifícios ao Senhor. Mas Moisés não cedia. Cada vez que se apresentava diante do Faraó, ele repetia: "Assim diz o Senhor Deus dos hebreus... deixa ir o meu povo, para que me sirva." (Êxodo 10,03) Um bom líder em Cristo não compromete seus valores nem sua missão.

4. Persistir mesmo em face da adversidade
Moisés nunca vacilou em ir diante do faraó e exigir que os israelitas fossem libertados. Cada vez que o Faraó dizia não ou voltava atrás em sua promessa de deixar ir o povo, Moisés continuava em sua missão. Ele não voltou para Deus e disse: Isso é muito difícil. Nunca vai dar certo.
Ele demonstrou essa mesma persistência enquanto conduzia os israelitas à terra prometida. Mesmo que eles murmurassem por comida ou por água, ele continuou a levá-los, guiá-los e ensiná-los.

5. Humildade
Quando o Senhor chamou a Moisés da sarça ardente: "Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus." (Êxodo 3,6) Em outras palavras, ele foi humilde e reconheceu que estava em uma presença maior que a sua própria. Grandes líderes no evangelho também reconhecem que são servos do Senhor.
Moisés foi humilde em suas fraquezas. Quando ele foi chamado por Deus, ele disse: "Ó meu Senhor, eu não sou eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; Mas eu sou pesado de boca e pesado de língua" (Êxodo 4,10).

6. Delegar
Moisés também teve que aprender a delegar. Um grande líder não pode fazer todo o trabalho sozinho e tem que aprender a pedir a ajuda de outras pessoas que são fiéis. Quando Jetro, sogro de Moisés, chegou a seu acampamento notou que Moisés tinha que ouvir e mediar todas as disputas entre as pessoas. Jetro disse que ele precisava compartilhar essa responsabilidade com os outros ou ele iria se esgotar (Êxodo 18). Moisés seguiu este conselho e tornou-se um líder melhor por isso.
Em algum momento, você e sua família terão de ajudar os outros em seu discipulado em Cristo. Seguindo o exemplo de Moisés, você pode ser bem-sucedido nesta responsabilidade.

Deus te abençoe! Segunda-feira (22/09) tem nova matéria. Até lá...

Pelos caminhos de são paulo

Pe. Chrystian - reflexao ORACAO

facebook

CN PROGRAMA

MF Divinopolis

Radio DIV AM-001

Recanto ES - Missa da Familia

You tube - barrado

Radio Globo-001

Projeto empresas

Agenda 2014 BARRADO novo
 
Agenda do Padre
No Mês passado Setembro 2014 No Mês próximo
D S T Q Q S S
week 36 1 2 3 4 5 6
week 37 7 8 9 10 11 12 13
week 38 14 15 16 17 18 19 20
week 39 21 22 23 24 25 26 27
week 40 28 29 30